segunda-feira, 27 de julho de 2009

Estante para Escritório

Escritório com estante pintada com Patina da Saylack, tipo platina. Eu gosto deste acabamento, não desta lâmina composta exatamente, tem outros modelos que eu prefiro, cores mais puxadas pra madeira. Mas esta, linheiro como é, também fica interessante em ambientes claros, próximos de janelas, por refletir a luminosidade devido à sua dupla demão de verniz PU. Também fica bom usando bons cortes da chapa pra aproveitar os veios da textura. Pena que reproduzir isso em 3D com prazo apertadíssimo é complicado. Quero usar alguns dias que terei à frente mais traquilos pra estudar alguma cena em 3D e postar por aqui, preciso usar este espaço como portfólio também.

Outro render um tanto rápido, não tanto quanto a cozinha, não consegui uma boa solução de GI que buscasse rapidez x qualidade. Mas também não está tão ruim, já que meu equipamento ajudou bastante. Além de estar usando o 3ds max versão x64 bits. Qualquer hora eu comento sobre as vantagens/desvantagens de sistemas OS pra 3D.

Por hoje é só, o resto do trabalho de hoje eu só posto amanhã, se der tempo.

Daniel.

Renderizadores

Eu tenho conhecimento em pelo menos 3 renderizadores: Scanline, Mental Ray e o V-Ray. Quando comecei, ouvia falar que deveria começar da base, usando o Scanline como padrão. Fiz isso, tinha em mente que apesar da dificuldade de conseguir trabalhar com ele e às vezes apelar para o fake, aprendi muita coisa que ao passar pra um renderizador mais robusto, como o Mental Ray ou V-Ray, facilitou meu entendimento "do que eu estava fazendo" com o renderizador. Minha primeira escolha foi o Mental Ray porque ele já vem com o 3ds max desde a versão 6. Também é um renderizador antigo e estabelecido. Está na 35ª versão desde que foi criado. Também tem a versão Standalone que é show de bola, faz coisas incríveis também. Ele tem recursos que ajudam muito quando a cena está pesada, por exemplo, além disso é fisicamente correto, tem bom material sobre ele no Help do 3ds max e segue uma linha de raciocínio parecida com a do 3ds max...

Já o V-Ray também é fabuloso, quando eu aprendi o básico dele gostei muito também. Eu reparei que, por ter padrões de configuração, a Chaos Group fez uma boa sacada, porque mesmo com configurações leves, ele aproxima tão bem a solução de GI que já dá pra ter uma boa base de como a imagem final com qualidade vai ficar. Isso é bom também porque não exige muita máquina e além disso, ajuda a corrigir a imagem com rapidez. Também gosto da quantidade de matéria disponível sobre ele na internet, agilidade com que a comunidade usuária de V-Ray desenvolve técnicas interessantes de uso dele, rapidez de atualização que a Chaos Group mantém, pois ao contrário do que dizem reclamando por aí, é bom que "saia uma versão atrás da outra" como dizem por aí, porque isso agiliza correções de bugs, que TODO renderizador tem. Estou usando o V-Ray profissionalmente hoje em dia. Provavelmente vou usá-lo enquanto meu carro chefe de trabalho na área de CG for design voltado para arquitetura, desde móveis até construção. Estudo o Mental Ray como opção de animação, design de produto, etc. Gosto muito da especialidade que cada um tem no mercado. O V-Ray, pra mim, é absoluto na arquitetura.

Sobre o Scanline, o que posso dizer? Muita gente pensa que ele é super limitado. Quem sabe. Eu acho que ele é muito bom ao que se propõe a fazer. Quem sabe usá-lo consegue resultados melhores do que muito marmanjo usuário de Mental/V-Ray por aí. Um exemplo que posso citar é o Samuel Maciel, que vez por outra, posta suas imagens em fóruns de 3D por aí. Quem o conhece sabe do que estou dizendo.

Pra mim, essa história de "caracterizar alguém" ou então de julgar o profissional apenas por sua escolha em renderizador é coisa de idiota, criança e outros adjetivos ruins que se possa imaginar. Fanatismo profissional é coisa de retardado. Quero mais é que a comunidade 3D se desenvolva corretamente, sem que haja prostituição de mercado, sem que haja concorrência desleal, do tipo que o cliente faça leilão e nós, os profissionais, fiquemos brigando sem comunicação, nas mãos de aproveitadores. Tem estas e outras questões importantes pra cuidar...

Enfim, foi um desabafo mesmo. Espero minha forma de pensar não ofenda sua inteligência. Tenho muito o que aprender ainda, apesar de fazer tempo que atuo na área. Quero provar minha capacidade apenas no resultado de meu trabalho. Só.

É isso.

Daniel.

Cozinha simples

Cozinha Sr Luís - Damha V - São José do Rio Preto - SP.

Esta cozinha é bem simples, nada excepcional, o copo de cerveja está ali a pedido do marceneiro. Engraçado que ele pediu pra colocar um copo de cerveja, porque "o dono gosta de derivados do trigo bebíveis"; melhor definição 'discreta' para cerveja que já ouvi até hoje. É a mesma história do servente de pedreiro que tem vergonha de falar da profissão e se diz "auxiliar de profissional da construção civil", e por aí vai.

Tempo de render baixo com resolução @ 300 dpi em A4. Menos de 5 minutos. Alguma pós-produção no Photoshop pra corrigir claridade da imagem (aprendendo a usar a técnica do LWF ainda... mas já gostando do resultado) e também aumentar nitidez com o Unsharp Mask. Corrigi um pouco do Exposure, também ajustei o Vibrance pra ficar do jeito que gosto.

Daniel.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Armário


Armário mdf branco tx, do mesmo ambiente que a bancada de estudos da filha mais nova do casal. Seguindo a mesma linha de raciocínio, 4 gavetas, 4 sapateiras, 5 cabideiros, 2 prateleiras na seção de vestidos longos, e maleiro alto para suas bolsas, que não são poucas.
Daniel.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Escritório


















Bancada de estudos no dormitório da filha do casal. Concisa, quer um projeto simples, funcional e que não saia dos padrões. Ouvi falar que o projeto foi elogiado pela cliente, que estuda para o vestibular.
V-Ray com configuração básica. V-Ray lights com 5 no multiplier nas janelas, GI, Catmull-Rom, CM Reinhard com Burn de 0,7. Very easy.
Quando puder posto a outra opção que não chegou a ser apresentada para a cliente.
Daniel.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Objetivo

Olá à todos, sejam bem vindos ao meu blog onde poderão acompanhar algumas etapas do meu trabalho e na medida do possível, vou postar algumas coisas interessantes pra quem trabalha com 3d, design, 2d, animação, etc... Também será um espaço de reunião dos amigos que trabalham na área. Um verdadeiro boteco 3D.

Um abraço.