segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lição 6 - Aprendendo sobre tipografia [Tutorial]


Neste link há um texto falando sobre tipografia e sua importância. Quais seus efeitos e quais os seus resultados, se usados da maneira correta/incorreta.




Daniel.

Lição 5 - Como escolher fontes que combinam entre si? [Discussão em fórum]

Este link mostra uma discussão em um fórum sobre como escolher fontes que combinam-se num mesmo projeto. Esta é uma dúvida que pode surgir e acabar atrapalhando um projeto.

http://typophile.com/node/45613

Daniel.

Terminologia em Design Gráfico

Isto é muito interessante. Neste link tem uma descrição ou links que direcionam para outros sites que explicam ou demonstram na prática o termo em questão. É uma espécie de glossário do Design Gráfico. Muito interessante isso! Alguém poderia fazer isso em 3D... seria muito bom, já pensou?

http://typophile.com/node/12038

Daniel.

domingo, 29 de novembro de 2009

Dicas e avisos para estudantes de Design Gráfico

Neste link há dicas e avisos para quem estuda Design Gráfico. O David Airey mostra vários links interessantes de outros profissionais do Design Gráfico famosos (inclusive do brasileiro Fernando Lins: http://www.devixdesign.com/wlog/).


Espero que gostem das dicas!

Daniel.

5 passos simples para melhor tipografia [Tutorial]

Continuando com as aulas de Design Gráfico, esta é a segunda aula, que ensina sobre como melhorar a tipografia. Ah se todo mundo fizesse isso, não haveria layouts enviados por email em formato Word (isso quando o cliente não esquece de anexar o documento no email...) com as fontes fora dos padrões! Mas isso é outra questão. O que importa é aprender da forma correta...

Eis a fonte de aprendizado:




O autor das aulas usa um sistema visual para ensinar o caminho das pedras:
Espero que possam pôr em prática e melhorar a qualidade do trabalho final.

Daniel.

sábado, 28 de novembro de 2009

Excelentes Ilustrações 2D no Photoshop

Neste link há uma listagem com vários trabalhos de ilustração 2D criados no Photoshop por artistas através do mundo. Há trabalhos mais conhecidos, mas alguns eu não tinha visto e nem conhecia o artista. É inspirador!

http://www.smashingmagazine.com/2009/11/26/100-photoshop-illustrations-by-artists-around-the-world/

São 100 ilustrações no total.

Daniel.

16 brushes de graça!

Este link fornece um pacote com 16 brushes do Photoshop de graça para download, fornecidos pelo site indicado ontem, o Brush King...

http://psdtuts.s3.amazonaws.com/Freebies/Brushes/029_Splatter/BKSplatterBrushesset.zip

Façam bom proveito!

Daniel.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Brush King

Este site é muito bom também! É o Brush King, um site onde é distribuído gratuitamente muitos brushes do Photoshop! Vale a pena passar por lá pra conferir!

http://www.brushking.eu/

Também está nos meus favoritos, que a cada dia só cresce!

Daniel.

Outlaw Design Blog

Pra quem já conhece, fica o lembrete, mas pra quem ainda não sabe deste blog, fica aqui a dica! É o blog do Danny Outlaw, sim, o mesmo que elaborou as 50 aulas sobre Design Gráfico que você viu o link aqui no blog ontem! Ele mantém um blog com dicas semanais que valem por uma verdadeira aula de como se comportar no mercado de trabalho, como melhorar seu portfólio, como se manter atualizado sem gastar muito dinheiro, como atingir o cliente em potencial da melhor forma, etc... um excelente blog!

http://www.outlawdesignblog.com/

Este está nos meus favoritos!

Daniel.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Teoria para Graphic Design - Tipografia Parte 1 [Tutorial]

Pra quem trabalha com Design Gráfico e tem talento, mas muitas vezes durante sua formação não foi possível fazer algum bom curso e ter como complemento aulas teóricas sobre Design Gráfico, aqui está uma dica maravilhosa! São cerca de 50 aulas de Design Gráfico gratuitas ensinando a teoria para que você possa melhorar ainda mais seus trabalhos. Vejo bons profissionais com muito talento e pouca teoria que poderiam render muito mais de suas possibilidades se soubessem a "baboseira" teórica, como costumam dizer alguns profissionais autodidatas...
Vou passar o link com a fonte das 50 aulas, mas se você tem preguiça de ficar vendo uma por uma, acompanhe o blog por estes dias à frente que vou postando cada um deles com o link direto...

Abaixo tem o link da primeira aula.


Abaixo tem a fonte das 50 aulas do Danny Outlaw.


Espero que façam as aulas!

Daniel.

CG Channel no Facebook

Pra quem usa ou conhece o Facebook, tem um canal do CG Channel que faz boas entrevistas, além de ter bom conteúdo sobre CG. Uma das mais recentes é um making of de alguns dos efeitos do filme 2012. Também tem uma entrevista com o Cesar Dacol Jr muito boa de se ver! Vale a pena acompanhar o canal deles no Facebook, tem material atualizado constantemente e sempre com boa qualidade...

http://www.facebook.com/pages/Los-Angeles-CA/CGchannel/83223653236

Se você ainda não tem cadastro no Facebook, deixe de preguiça e faça um já! ;)

Daniel.

domingo, 22 de novembro de 2009

2Textured [Texturas]


Este site tem boas texturas para download. Em alta resolução e uma boa variedade. Este vale a pena estar nos favoritos.


Daniel.

Modelagem de um guarda-chuva no 3ds max [vídeo tutorial]

Este vídeo tutorial ensina como modelar um guarda-chuva no 3ds max. Técnica de modelagem poligonal é essencial para conseguir fazer seus próprios modelos 3d.

http://www.3dm3.com/tutorials/noobs/umbrella/

Daniel.

sábado, 21 de novembro de 2009

Efeito dispersão de partículas no 3ds max & Pflow [Tutorial]

Vídeo-tutorial que ensina como fazer este efeito muito interessante no 3ds max usando o Particle Flow.

Daniel.

Cena completa no V-Ray [Modelo 3D]

Falando sobre o www.renderray.com lá tem estas cenas (entre inúmeras outras) do V-Ray e muito mais, sem contar as que estão configuradas para o mental ray, final render, Brazil, Maxwell, fryrender, Renderman, Zbrush, Autocad, etc. A variedade aumenta a cada dia, conforme mais gente vai enviando suas cenas pra troca entre a comunidade. Duas cenas que gostei foram estas:
E se gostou também, pode baixá-las tanto para estudo, quanto para captura de modelos 3D para uso nas suas próprias cenas.

Na seção de downloads do V-Ray você pode baixar mais cenas, conforme você precisar. Lembrando que precisa fazer um registro grátis para fazer o download.
Seção de downloads do V-Ray:

Mas ressalto que nada substitui os estudos para entender como cada coisa funciona! ;)

Daniel.

Render de estúdio no V-Ray [Tutorial]

Este tutorial foi publicado pelo www.renderray.com um site onde você, ao fazer um registro grátis, pode baixar até 5 cenas pra estudo. O objetivo do site é a troca de informações práticas, usando cenas de estudo para isso. Muito interessante. Neste vídeo tutorial, dividido em 2 partes, você aprende a fazer render tipo iluminação de estúdio no V-Ray. A primeira parte ensina a modelagem da cena, a segunda a renderização.

http://www.3dm3.com/tutorials/vray_video/part1_modelisation/
http://www.3dm3.com/tutorials/vray_video/part2_render_hdri/

Esta técnica, uma vez aprendida, pode ser posta em prática para render de produtos, montagem de um catálogo de modelos que você tem na sua biblioteca, teste de modelagem + texturização, teste de mapeamento, etc. Montei meu catálogo de modelos para apresentar aos clientes desta forma e obtenho bons resultados com as imagens. Economiza muito tempo!

Daniel.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Making of "Cafe" [Tutorial]


Esta cena é antiga e foi feita no 3ds max + V-Ray 1.47. Mas a técnica vale até hoje e o resultado obtido é muito bom. Veja como esta cena foi feita neste making of.

Daniel.

Render de estúdio no V-Ray [Tutorial]

Este tutorial já foi publicado há algum tempo, mas acho que seria interessante postá-lo por aqui porque a técnica não muda muito com o passr do tempo.
Espero que gostem do tutorial. Daqui a pouco posto outro.
Daniel.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

23 maiores erros no Photoshop!

Talvez você já tenha visto os 25 maiores erros do Photoshop e você vai ter a oportunidade de ver agora. Abaixo tem uma lista com os 23 maiores erros que alguém poderia cometer numa imagem editada no Photoshop (na verdade é 25, mas dois deles eu preferi não postar por aqui... ou não!).


1) Este é o poster do filme 300. Mas que espada pequena hein ô herói!


2) Olha só! Um dejavu! Não! Gêmeos!

3) Propaganda enganosa! Repare na sombra dele e no reflexo do carro. Cheque fantasma!

4) Eu sempre achei que a Beyonce fazia parte de uma conspiração de alienígenas! Repare que ela deixou aparecer seu 3º braço, o braço da morte!

5) Esta outra aqui tem a cabeça enorme!

6) O Keanu Reeves não está atirando! Repare no detalhe! Um dos meus favoritos!

7) Carla Bruni faz parte da família Adams. O Mãozinha é o segurança oficial de sua carteira!


8) Sem vergonhammmmm! Sem vergonhammmm - by Silvio Santos!



9) Essa é brasileira! Como a mãe pode ser feliz carregando a filha do Chuck nas costas? Depois desta foto a mãe nunca mais foi vista!



10) Este aí foi contratado pra preencher a cota de deficientes físicos, o problema é que a fraude foi descoberta; dizem que era um parente do ator. Como o erro foi de edição no Photoshop... podemos dizer que nepotismo 2D existe!


11) Olha o Mãozinha em outra participação na Mídia!


12) Mas que perna esquerda pequena hein, moça?

13) Isso que dá não usar uma tablet pra usar a borracha... Se não tem tablet, contrata um ex-batedor de carteiras, não um elefante!


14) Esta é uma das minhas favoritas! Propaganda enganosa denovo. No cartão de memória está 8gb, mas no reflexo está 4gb!

15) Outra participação do Mãozinha!

16) Um verdadeiro Highlander usa uma espada em nem mesmo precisar segurar nela direito! Como a espada fica na mão dele se a mão está fechada? Coisas inexplicáveis do mundo dos Highlanders...

17) "Quem estou? Aonde sou?"

18) Reflexão estranha, não acham? Se fosse em 3D não teria nada disso!

19) Olha a tela do monitor! Um dos meus favoritos!

20) Olha o Mãozinha outra vez! Ele só joga como goleiro, faz tempo!


21) Impressão mal feita!

22) Imagino a dor da fratura nos dedos da Cristina Aguilera! "Não adianta alisar o que é crespo." Sempre ouço minha esposa dizer isso... e mesmo o pêlo do cachorro não sendo crespo, me ocorre esta frase...23) O Photoshop deve ter dado pau, não é possível! Isso porque o Photoshop nem é da Autodesk, imagina se fosse!

Daniel.

Estúdio Sanctuary 3D




Eu acessei este site pela primeira vez esta semana e achei o trabalho deles fantástico. Estou postando aqui o link do estúdio de 3D. O portfólio deles tem imagens muito boas!

Este aí serve como inspiração!

Daniel.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lula, o Filho da, ops digo, do Brasil

Ouvi falar do filme do Lula, e você? Googlei pra ver o que encontrava e o resultado é este:



Evandro Mesquita perguntou se o mocinho morre no final. Hum... acho que não. Foram gastos só 15 milhões de reais...



Pra quem não conhece o Lula, eis uma imagem gloriosa de nosso fino Presidente.



O Futuro do nosso país está nas mãos deste homem!

Está com estréia prevista para 2010, e o nome será "Lula, o filho do Brasil".
Se quiser saber mais informações verídicas sobre nosso companheiro presidenteiro, acesse: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Lula e veja com seus próprios olhos!

Clay-render com o 3ds max 2010 e mental ray [Tutorial]

Este video tutorial ensina como criar clay-render com o 3ds max + mental ray. Vale a pena ver o material, que é promocional e tem por finalidade divulgar o material de treinamento do site.

http://www.i3dtutorials.com/tutorial/75_creating-clay-renders-with-3ds-max-2010-and-mental-ray

Falando em clay-render, sei que tem um vídeo semelhante na Gnomon Workshop ensinando esta técnica. O professor é o Jeff Patton e ouvi falar muito bem do vídeo.

Daniel.

20 Photoshop Actions pra turbinar suas fotos!

Os fotógrafos amadores geralmente produzem imagens de fotos "chatas", "planas", originais, da forma como saem das câmeras. Nestas fotos faltam detalhes e efeitos, podemos dizer que falta "energia", que é alcançada por técnicas profissionais e equipamento de qualidade. Mas os Actions do Photoshop por outro lado podem ajudar a recriar alguns efeitos maravilhosos de fotografia apenas por se apertar um botão! Nestes links abaixo você verá 20 Actions do Photoshop que permitem turbinar suas imagens com efeitos populares, tais como HDR, Soft Focus, Lomo, Velvia e muito mais!

01 Imagem Original
Para testar cada Action do Photoshop, e para permitir uma comparação da imagem contra outros actions na mesma foto, fiz o download desta imagem de amostra, cortesia de SXC. Compare esta foto com cada um dos actions abaixo. Qual é o seu favorito?
Download da imagem original: http://www.sxc.hu/photo/1134940

02 Fuji Velvia Effect
Recria o popular efeito de foto criado por usar o filme Fuji Velvia, usando este fabuloso action do Pibweb.

03 Sepia Effect
Cria uma imagem com o efeito de tonalidade Sépia com este action do 4thDynasty.http://4thdynasty.com/designtools/

04 Dark and Cold Photo Effect
Este action de David Nanchin cria um efeito de clima escuro e frio na imagem.

05 Soft Focus Effect
O action HD Stock's Soft Elegance produz uma imagem levemente borrada com alto contraste e tonalidade verde.

06 HDR Effect
Efeitos de foto HDR são muito interessantes! Crie facilmente seu próprio HDR sem nenhuma técnica de especialista com este action de Forfie.

07 High Contrast Vintage Photo Effect
Crie um efeito incrível de foto envelhecida com este action de SD Stock. As principais características incluem alto contraste, balanço de cor ajustável e vigneting pesado.

08 Cold Blue Colour Cast Effect

Produza um efeito de cor fria com alto contraste com este segundo action de SD Stock.http://sd-stock.deviantart.com/art/Fallen-Action-110606672

09 Retro Colour Cast
Crie o típico visual retrô nas fotos com este action de ajuste de cores de Amatorka.

10 Split Tone Photo Effect
Recrie digitalmente o popular efeito de tonalidade separada com este action de Paranoid Stock.http://paranoidstock.deviantart.com/art/Split-toning-78470481
11 Retro Photo Effect
Deixe suas imagens antigas com tonalidades de cor retrô com este action de Marissaxxx.

12 Vivid Blur Photo Effect

Crie cores vívidas e o efeito "borrado de sonho" com este action de AlenaJay. Este efeito é mais recomendado para retratos do que para fotos de paisagens. http://alenajay.deviantart.com/art/Vivid-Blur-43476882
13 Grainy High Contrast Effect

Este efeito de granulado de filme foi criado por Alejandro Herrera para imitar o efeito de filmagem do filme 300.

14 Cross Colouring Photo Effect

Crie um efeito de travessia de cores com este action de KalifBanane. Disponível com três variações de setagem para obter efeitos negros, médios ou claros na foto.

15 Vintage/Retro Photo Effect

Este action de Pseudonyfreak cria um tema retrô/envelhecido com amarelos e marrons.

16 Infra Red Photo Effect

Crie o efeito de fotografia Infra Vermelho sem precisar de filmes ou filtros especiais IR com este action fabuloso de Hanyasatu.
17 Pseudo HDR
Este outro action de HDR produz outro efeito de HDR, sem precisar de várias exposições na foto. Este action de FinesseFX produz cores profundas e detalhes nítidos.
18 Cross Processing Effect
Efeitos de processamento tradicionais de cruzamento eram originalmente criados por se usar um filme com a química desbalanceada, deixando um alcance de tonalidades e cores incomuns na fotografia. Este action de Mutato Nomine facilmente recria este efeito.
19 Harsh Colour Balance

Este action de Shagagraf cria um ajustador de tonalidade de cor incomum para produzir um efeito de foto semi-retrô.

20 Soft Black and White Conversion
Este action de FinesseFX converte suas fotos para preto e branco, com um brilho suave e puro.
É isso aí, eu espero que possam usar isto no seu dia-a-dia e que possam melhorar suas imagens, lembrando que composição e pós-produção numa imagem é praticamente uma obrigação para garantia de bons resultados.
Daniel.